Quem Somos Produtos Locação Orçamento Contato
 
Pra Você
» Artigos
» Dicas de Leitura
» Dicas Úteis
» Links Úteis
 
 
 
 
 
 
 

Pra Você :: Artigos

» Cultura e Reputação empresarial

A postura, o caráter, a retidão, a imparcialidade e a conduta ética/moral são raízes de uma árvore cultural que não pode deixar de existir, e para isso devemos divulgá-la incansavelmente para podermos, um dia, de sua sombra e de seus frutos desfrutar.

Por Carlos Giordano Júnior

A Cultura de uma empresa é normalmente proveniente do acúmulo dos conhecimentos e valores adquiridos ou experimentados por seus colaboradores.

Geralmente a cultura é o espelho das atitudes da Direção da Empresa e deve ser divulgada para todos os níveis da corporação indistintamente através da comunicação escrita, falada e principalmente vivida.

A governança corporativa, a clareza de propósitos, a meritocracia, a gestão do ambiente, os processos e suas eficiências, a liderança gerencial, a gestão do aprendizado, atenção ao cliente, são apenas parte dessa cultura crucial para o sucesso e perenidade da empresa.

A reputação, é um dos elementos que tem ganhado destaque e se tornado característica diferenciadora nas organizações que precisam ser vistas e reconhecidas pelos seus públicos de relacionamento, por meio de suas práticas institucionais. Quando positiva, permite distinguir a qualidade dos produtos e serviços, garante contratos firmados, legitima o comportamento das organizações, diminui a sua vulnerabilidade, atrai os maiores talentos, assegura mais do que a honestidade da conduta organizacional, demonstra o respeito pelos interesses dos públicos de relacionamento.

A reputação exige das empresas a exteriorização de seus valores, o respeito pela sociedade, pelo meio ambiente e por todos os públicos com quem se relaciona, demonstração essa, que acontece por meio da comunicação #000000e comunicação.

A reputação inicia-se com a identidade organizacional, e a partir dela há a construção da imagem junto aos diversos públicos de relacionamento (funcionários, clientes, fornecedores, comunidades do entorno, governos, imprensa, ONGs etc.). Fica mais que evidente, então, a relação existente entre: IMAGEM, IDENTIDADE E REPUTAÇÃO.

O processo de construção de reputação nasce, necessariamente, da concepção de um plano estratégico de comunicação de marca corporativa, pois um dos pressupostos principais do processo é sua continuidade no tempo.

Reputação não é algo que se conquiste por um episódio, uma atitude isolada e sim pela trajetória, pelo conjunto da obra.

A postura, o caráter, a retidão, a imparcialidade e a conduta ética/moral são raízes de uma árvore cultural que não pode deixar de existir, e para isso devemos divulgá-la incansavelmente para podermos, um dia, de sua sombra e de seus frutos desfrutar.


Fonte: Administradores.com.br
Link:
  http://www.administradores.com.br/informe-se/artigos/cultura-e-reputacao-empresarial/60536/
[Voltar ao menu]
 
Empresa | Produtos | Pra Você | Atendimento | Home

Desde 1996® La Beauty Cosméticos
|
todos os direitos reservados | política de privacidade