Quem Somos Produtos Locação Orçamento Contato
 
Pra Você
» Artigos
» Dicas de Leitura
» Dicas Úteis
» Links Úteis
 
 
 
 
 
 
 

Pra Você :: Artigos

» Atitudes éticas no dia a dia dos motoristas

Ser ético é muito mais do que não roubar. É respeitar o direito do outro, ser íntegro, não infringir leis. Depois de ler sobre cada tópico, desejo que pense em mudar as atitudes de seu dia a dia, aquelas que não são éticas.

Por Sonia Jordão

Em outro artigo sobre o tema, quando tratamos da ética nas empresas, dissemos que a ética está relacionada ao comportamento das pessoas em sociedade. Se você toma qualquer atitude que prejudica outras pessoas está sendo antiético. Reflita a respeito de seu comportamento ético e se pergunte: será que estou agindo adequadamente no trânsito?

Você dirige após ingerir bebida alcoólica?
O que temos aqui é uma falta de respeito e, principalmente, um grande perigo. Ao pegar no volante após beber, você não se encontra em seu estado normal – os seus reflexos estão mais lentos. Por isso, o seu veículo se transforma em uma arma contra os demais pedestres e motoristas. As probabilidades de um acidente acontecer aumentam, assim como os de vítimas em estado grave ou fatais. Pessoas com bom senso sabem que bebida e direção não combinam!

Estaciona em lugares proibidos ou ocupa mais de uma vaga?
Quando estacionamos em local proibido prejudicamos o trânsito. Caso não prejudicasse, por que proibiriam? E não é porque tem vagas sobrando que precisamos ocupar mais de uma. Dali a pouco alguém pode precisar parar e não tem mais vagas. Quando temos atitudes desse tipo motivamos outras pessoas a agirem também assim. E amanhã pode ser você a se sentir prejudicado.

Você escuta o som do carro ou de casa muito alto?
Esse é um problema que pode causar muita confusão. Para que ela não aconteça, lembre-se: a sua música pode ser de um gosto totalmente diferente do gosto das outras pessoas. O outro não é obrigado a gostar, tão pouco ouvir as suas músicas. Além disso, há lei que rege a altura máxima permitida para sons e infringi-la pode te levar a ser multado. Sem contar que pessoas que trabalham em horários diversos, crianças ou pessoas doentes, podem estar descansando.

Estaciona o seu carro em vaga destinada a deficiente físico ou idoso?
Essa é uma atitude bem desrespeitosa. Se há demarcações de vagas é porque as pessoas a que elas destinam precisam de facilidades para se locomover. É tão difícil para um idoso ou cadeirante andar pelas calçadas das grandes cidades, devido ao mau estado em que elas se encontram, por isso é preciso respeitar a via de acesso aos locais públicos e estabelecimentos a eles reservadas.

Parar em filas duplas ou triplas em frente às escolas
Este é um costume de grandes cidades. Muitas pessoas com dificuldade ou pressa acabam prejudicando o trânsito. Se todos respeitassem as sinalizações e o direito do outro ir e vir certamente o trânsito fluiria melhor.

Outras atitudes antiéticas:
Adulterar o velocímetro do carro para vendê-lo como se fosse pouco rodado.Estacionar nas calçadas, muitas vezes debaixo de placas proibitivas.Subornar ou tentar subornar quando é pego cometendo infração.Falar ao celular enquanto dirige.Trafegar pela direita nos acostamentos num congestionamento.Passar com o sinal (semáforo) fechado para você.Parar na faixa para pedestres.Parar de forma a impedir que outros motoristas atravessem.

Ser ético é muito mais do que não roubar. É respeitar o direito do outro, ser íntegro, não infringir leis. Depois de ler sobre cada tópico, desejo que pense em mudar as atitudes de seu dia a dia, aquelas que não são éticas. Quando agimos com gentileza levamos os outros a serem gentis conosco também. É como diz um ditado: legal comigo, legal contigo. E lembre-se: o seu direito termina quando começa o direito do próximo.


Fonte: Administradores.com.br
Link: 
  http://www.administradores.com.br/informe-se/artigos/atitudes-eticas-no-dia-a-dia-dos-motoristas/60518/
[Voltar ao menu]
 
Empresa | Produtos | Pra Você | Atendimento | Home

Desde 1996® La Beauty Cosméticos
|
todos os direitos reservados | política de privacidade